BIOGALÁCTICOS

 

A partir de uma aula de crochê onde Nicole Tomazi ensinava Sergio Cabral surgiu a ideia de representar seres vivos intergaláticos de mundos existentes e inventados. Fauna e flora deste e de outros planetas em crochê de lã, madeira, vidro e polímero.

 

Nicole Tomazi aprendeu crochê com sua avó na infância, quando morava em uma pequena cidade da serra gaúcha.

Dessa ancestralidade surgiu seu movimento de unir design e artesanato em seu trabalho autoral.

Sergio Cabral, embora tenha nascido e vivido na capital paulista, também foi uma criança de ofícios manuais, muitos aprendidos por descoberta e por sua capacidade de se comunicar com os materiais.

Em 2019, ao unirem seus trabalhos formando uma dupla, iniciaram um processo de aprendizado entre si, trocando técnicas manuais.

Dessa troca surge Biogalácticos.

Uma coleção que nasce do conhecimento técnico de Nicole e da facilidade criativa de Sergio. Nas aulas de crochê, a invenção de novos pontos vem da mistura de rigidez técnica e liberdade formal, onde Sergio desenvolve novos jeitos de fazer dentro de uma técnica manual ancestral.

Biogalácticos fala de novos universos, de biomas escondidos neste e em outros mundos. Conta a história da sobrevivência de seres intergalácticos que se mantêm na troca, na colaboração e na adaptação.

Dentro desse conceito, a dupla desenvolveu no início do ano após as primeiras peças de crochê, uma série de objetos em vidro soprado, durante uma viagem ao Sul.

Biogalácticos migrou também para a madeira, com peças desenvolvidas manualmente no torno.

Durante os dias de confinamento, Nicole e Sergio criaram novos jeitos de produzir as peças de maneira conjunta, um iniciando o trabalho e o outro dando continuidade. Um movimento que deixa de ser individual e se transforma em colaborativo, assim como acontece no planeta.

Biogalácticos é uma pesquisa de novos mundos que podem ser construídos com as mãos.

 

Esta coleção teria dois lançamentos em 2020: um nacional durante a SPArte pela FirmaCasa e outro internacional na ICFF, durante a NYDW.

Como ambos foram cancelados, nasceu a ideia de um lançamento totalmente online, que ocorre no dia 12 de junho, quando no Brasil celebramos o amor.

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

TEL +55 5198114.1049

EMAIL nicole@nicoletomazi.com

TOMAZI VERDI DESIGN LTDA

CNPJ 10263117/0001-11

PC Menino Deus, 49, Bairro Menino Deus

Porto Alegre / RS

CEP 90850-180

0